Como funciona a cremação humana e quais motivos para considerá-la?

Desde os primórdios da humanidade, a cremação tem seu papel de destaque. Em várias culturas, essa é a forma tradicional de despedida dos entes queridos. No Brasil, ela está ficando a cada ano mais popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funciona a cremação humana.

Será que seus familiares realmente receberão as suas cinzas? E como é o processo? A cremação acontece com ou sem caixão? É algo seguro?

Você compartilha dessas e de outras dúvidas? Continue a leitura!

Como funciona a cremação humana?

cremação humana (2)Acredita-se que desde a pré-história a cremação humana esteja presente, sendo o método mais usual dos nossos antepassados se despedirem dos falecidos. É claro que, de lá para cá, muita coisa mudou, principalmente a tecnologia e a segurança envolvidas nos processos.

Quando alguém falece e deseja ser cremado, o primeiro passo é a família autorizar o procedimento. Depois, o corpo permanece em uma câmara fria por um período de 24 a 48 horas, em especial nos casos de morte violenta (afinal, não existe como exumar o corpo para análises posteriores).

Após essa etapa, o corpo junto do caixão é colocado em uma câmara de cremação com temperaturas que variam de 1400 a 1800 ºC. Essa temperatura não é por acaso, já que o corpo humano não possui nenhuma célula capaz de sobreviver a temperaturas maiores que 1000 ºC (esse calor consegue derreter até metais).

Normalmente, o processo de cremação pode durar até 3 horas (e os crematórios não permitem que os familiares acompanhem). Alguns fatores contribuem para esse tempo, como o peso, o tipo de caixão e a temperatura dentro da câmara.

A alta temperatura faz com que a pele e o cabelo sejam queimados, os músculos sejam carbonizados e os tecidos moles vaporizados. Depois desse período, o corpo é reduzido a apenas alguns restos de ossos.

Ao final do processo, a equipe do crematório usa um ímã bem forte para separar o que não foi queimado, como ossos, pontes e implantes dentários. Esses itens são novamente cremados ou triturados e transformados em um pó bem fino.

Por fim, as cinzas são acondicionadas em um recipiente temporário e entregues à família, que poderá decidir se desejam mantê-las em casa, no cemitério (columbário) ou ainda aspergi-las em um algum local que tenha relação com o falecido.

Velório

Como em um sepultamento tradicional, a cremação também conta com o velório, que pode ser feito no crematório ou fora dele (dependendo da estrutura que a empresa oferece).

O velório é igual, com caixão, flores e demais homenagens que a família desejar prestar. Somente após essa etapa, é que o corpo é conduzido à câmara fria e depois à cremação, junto das roupas e do caixão.

Os únicos itens que precisam ser removidos são os metais, principalmente o marcapasso, já que ele é bem perigoso e pode colocar em risco até mesmo a vida dos funcionários do crematório.

Na câmara destinada à queima dos corpos não existe liberação de odor ou de fumaça, pois os gases liberados no processo são sugados e queimados em uma câmara secundária, que também é responsável por eliminar os odores do procedimento. Ou seja, a fumaça liberada após a cremação é isenta de cheiro, cor e agentes poluentes.

Um mito muito difundido é de que os crematórios cremam vários corpos de uma só vez (e assim é impossível saber se as cinzas que você está recebendo é realmente do ente querido). Isso não é verdade. A lei, inclusive, obriga que os crematórios façam o processo de forma individualizada, assim é impossível que mais de um corpo seja incinerado na câmara.

Vale salientar ainda que os crematórios precisam seguir uma série de regulamentações e procedimentos para que consigam atuar, garantindo que o serviço seja de qualidade.

Cremação: 4 vantagens que você precisa conhecer

Agora que você já viu como funciona a cremação humana, que tal descobrir algumas vantagens que ela oferece?

  1. Sustentabilidade

A cremação tem sido a despedida mais buscada pelas pessoas que se preocupam com a natureza, afinal ela é totalmente amiga do meio ambiente.

Diferentemente do corpo em decomposição, as cinzas que resultam da cremação são compostas praticamente apenas de potássio e cálcio e podem voltar à terra sem nenhum tipo de dano a ela.

Além disso, como você viu, o procedimento não libera nenhum tipo de gás tóxico à atmosfera, já que existem vários processos que filtram todas as impurezas e garantem a proteção ambiental.

  1. Economia

Em um primeiro momento, algumas pessoas podem acreditar que a cremação é mais cara que o sepultamento tradicional, mas isso não é verdade. Afinal, você terá de pagar pelo processo apenas uma vez.

Ou seja, não terá que arcar com a compra de um jazigo e nem com a conservação do mesmo, como taxas de sepultamento, exumação ou de manutenção do cemitério.

  1. Modernidade

Embora a cremação seja um ritual quase ancestral, hoje os crematórios são muito modernos e equipados com tecnologia de ponta. Isso garante um procedimento rápido e seguro.

Além disso, é inegável que o crescimento da nossa população gera também preocupações quanto ao espaço necessário para sepultar todas essas pessoas. A cremação acaba com essa necessidade, sendo uma opção muito mais coletiva e em prol das demais gerações.

  1. Praticidade

Quando alguém querido falece, sempre existem muitos sentimentos difíceis de lidar. Além de tudo isso, ainda é preciso tomar várias decisões quanto ao funeral e ao sepultamento, o que torna esse momento ainda mais delicado.

A cremação é um método mais prático de se despedir, evitando que os que ficam tenham que tomar decisões difíceis em um momento no qual já estão fragilizados.

Dicas importantes

Se, depois de ler este conteúdo sobre como funciona a cremação humana, você está decidido que deseja se despedir dessa forma, saiba que é muito importante começar a planejar esse momento ainda em vida.

Afinal, como dissemos, quem autoriza (ou não) que o processo aconteça são seus familiares. Por isso, converse com eles sobre a sua decisão e peça para que, quando chegar o momento, eles considerem a sua vontade.

Além disso, existem outras medidas que você pode tomar visando se resguardar. Uma delas é a Declaração de Vontade, que pode ser registrada em qualquer cartório, indicando que, quando falecer, você deseja ser cremado.

A outra é a cremação de uso futuro. Ou seja, é possível começar a pagar ainda em vida pelo serviço, garantindo que quando o momento chegar, além de a sua vontade ser cumprida, os seus familiares não terão de arcar com esse custo.

E, então, gostou de saber como funciona a cremação humana? Aproveite e baixe o nosso estudo completo explicando mais sobre o processo, como ele surgiu, de que forma tem sido realizado no Brasil e muito mais. Veja também nosso vídeo sobre cremação e outros conteúdos no YouTube:

Cemitério Sem Mistério

O Cemitério Sem Mistério faz parte das empresas Parque Renascer e Renascer Funerária e criado para ser um portal informativo referente ao momento de luto.

string(171) ""

LEIA TAMBÉM

MATERIAIS GRATUITOS