Energia sustentável: confira o projeto do Parque Renascer!

O termo sustentabilidade nunca esteve tão em alta. Isso se deve, claro, à nossa necessidade atual de repensarmos sobre o impacto que nossas ações trazem ao meio ambiente.

Uma das maneiras de reduzir esse impacto é pelo uso de energia s

Uma das maneiras de reduzir esse impacto é pelo uso de energia sustentável. Empresas ecologicamente responsáveis estão em busca de fontes alternativas de energia, de forma a tornarem suas atuações mais “amigas” do meio ambiente, preservando os recursos para as gerações futuras. Pensando em tudo isso, nós do Parque Renascer elaboramos um projeto de energia sustentável em parceria com a Ser Energia.

O que é energia sustentável?

Energia sustentável, como o próprio nome indica, é aquela a qual a produção não impacta negativamente o meio ambiente. A energia solar é gerada por meio de sistemas fotovoltaicos que permitem a geração e a reserva de energia, podendo ser aproveitada até em dias de chuva ou com muita nebulosidade. Ela possui muitos benefícios, já que utiliza apenas a incidência solar que é extremamente abundante no Brasil, sem gerar nenhum tipo de resíduo que pode poluir o meio ambiente.

Além disso, para a produção de energia por meio da luz solar não existe necessidade de impactos no meio ambiente, como acontece com as hidrelétrica, por exemplo, que promovem o desmatamento de grandes áreas para serem inundadas. Ela é a escolha ideal para reduzir os impactos ao meio ambiente.

Como funciona a energia solar?

A energia solar pode ser de vários tipos, como fotovoltaica, térmica ou heliotérmica, sendo as duas primeiras as mais usadas no Brasil. Os sistemas fotovoltaicos são os responsáveis pela produção de energia propriamente dita, que poderá ser usada para várias demandas, tanto em residências quanto em empresas. Para isso, são usadas placas fotovoltaicas com uma tecnologia específica, que permite absorver os raios de sol e transformá-los em energia elétrica. Para melhor aproveitamento, a maioria desses sistemas possui uma espécie de “reservatório” capaz de acumular energia elétrica para ser usada em dias de chuva ou em períodos nublados.

Por que as empresas estão investindo nesses projetos?

O Brasil é um dos países do mundo com maior nível de insolação (mais de 30 mil horas por ano). Mas apesar disso, cerca de 70% da energia elétrica usada é proveniente das hidrelétricas. É necessário reverter esse cenário e pensar em alternativas menos poluentes!

Talvez você já tenha percebido que as empresas estão se preocupando mais com a sustentabilidade, buscando métodos de impactar menos o meio ambiente e de não comprometer as gerações futuras com a sua atuação. Isso tem acontecido por uma mudança no posicionamento e no entendimento dessas empresas.

Hoje em dia, o mundo corporativo compreendeu que as suas atuações podem ser tanto positivas quanto negativas para a sociedade. Por isso, as empresas política, social e ambientalmente responsáveis se preocupam com o impacto que suas atuações podem trazer para a comunidade.

Parque Renascer e Ser Energia: como foi o projeto?

A Ser Energia é uma empresa criada em 2011, que tem como objetivo aliar inovação e sustentabilidade, dando ênfase a práticas que se utilizam de fontes renováveis de energia. O projeto de energia solar foi desenvolvido para o Parque Renascer, com uma expectativa de produção de energia da ordem de 23.512,5 KWh mensais e 286.068,8 KWh anuais.

Para se ter uma ideia do quanto esse valor é significativo, com a produção de energia do Parque Renascer, seria possível abastecer aproximadamente 156 residências durante todo o ano! Para que todos os benefícios pudessem ser gerados, foram instaladas placas solares fotovoltaicas nos espaços destinados aos estacionamentos do Parque Renascer. Assim, além de oferecer um estacionamento coberto para todos os visitantes da empresa, este espaço ainda foi reaproveitado para a geração de energia elétrica, unindo arquitetura com sustentabilidade.

A usina solar fotovoltaica

A usina solar fotovoltaica (o modelo escolhido para esse projeto) funciona por meio de uma tecnologia própria. Ela é formada por:

  • painel solar: responsável por captar e reagir com a luz solar, produzindo a energia elétrica;

  • inversor solar: realiza a conversão da energia solar em energia elétrica, permitindo que ela possa ser usada para alimentar os equipamentos eletrônicos e as demais demandas por energia;

  • controlador de carga: evita sobrecargas ou descargas mais potentes na bateria, aumentando a vida útil de todo o sistema;

  • baterias: garantem que, mesmo em períodos sem sol (como dias de chuva ou nublados), não haverá falta de energia, pois o excedente fica armazenado no sistema.

O sistema solar fotovoltaico usado em empresas é bastante semelhante aos usados nas residências, sendo que a diferença básica é a potência instalada. Ou seja, a quantidade de painéis fotovoltaicos, que costuma ser maior do que os sistemas residenciais (justamente pela maior demanda energética desses espaços). A transformação da energia solar em energia elétrica somente é possível graças ao material usado na construção das placas fotovoltaicas, que são itens semicondutores, sendo o silício o mais comum.

Assim, quando a célula fotovoltaica é exposta a luz solar, parte dos elétrons presentes nas placas fotovoltaicas absorve os fótons, que são partículas de energia presentes na luz solar e ela passa a ser transformada em energia elétrica pelo inversor. Este é um sistema bem moderno e com uma taxa de conversão alta, o que significa que não é necessária uma alta irradiação solar para conseguir gerar uma boa quantidade de energia elétrica. Hoje em dia, as células mais eficientes possuem uma taxa de conversão de ordem de 25%.

Quais os benefícios ambientais da energia sustentável?

Com o projeto de energia solar instalado no Parque Renascer, é possível ter uma redução de 13.872,4 kg de gás carbônico por ano. Caso todo esse gás fosse lançado ao ambiente, seria necessário o plantio de 470 árvores no Parque Renascer para absorverem todo esse CO2. Para o impacto ser revertido seriam necessários mais de 20 anos!

O mesmo cálculo de CO2 pode ser feito em comparação com veículos. Sabe-se que cada automóvel libera em média 120 gramas de gás carbônico por quilômetro rodado. Dessa forma, o Parque Renascer deixaria de emitir de CO2 na atmosfera durante um ano seria o mesmo que um veículo lançaria ao percorrer 20.254 km — valor suficiente para ir de Belo Horizonte a São Paulo 16 vezes.

Se compararmos essa economia com o consumo de água, os dados são ainda mais impressionantes. Com os modelos usados pelo  Parque Renascer, é possível economizar de água o equivalente a 947 piscinas olímpicas.

Como você pode notar, investir em energia sustentável é uma maneira inteligente de preservar o meio ambiente e garantir que as novas gerações terão acesso aos mesmos recursos que nós. Por isso, nossa empresa tem se empenhado em garantir formas ecologicamente viáveis para reduzir os impactos causados no meio ambiente.

O que achou dessa medida? Pensa em usar a energia sustentável na sua casa ou na sua empresa? Deixe um comentário para a gente!

Este conteúdo possui caráter não oficial e meramente informativo. As informações disponibilizadas foram confeccionadas tendo por base a legislação vigente em 17/08/2017. Eventuais alterações legislativas poderão impactar nas considerações apresentadas, não tendo o (Parque Renascer, Funerária) qualquer responsabilidade sobre possíveis incongruências que estas modificações possam causar ao conteúdo.

Cemitério Sem Mistério

O Cemitério Sem Mistério faz parte das empresas Parque Renascer e Renascer Funerária e criado para ser um portal informativo referente ao momento de luto.

string(171) ""

LEIA TAMBÉM

MATERIAIS GRATUITOS