6 Feriados em BH/2019: datas católicas e dicas para celebrá-las

  1. Introdução

Quando falamos em feriados em BH, muitas pessoas associam essas datas à oportunidade de descansar e viajar. Porém, algumas dessas celebrações, estão intimamente ligadas a vida religiosa – e também a temas importantes da nossa vida, por exemplo os ciclos de nascimento e morte.

Apesar de nem sempre pararmos para refletir sobre os motivos por trás desses feriados religiosos, essa é uma excelente oportunidade para compreendermos melhor a mensagem de cada um deles, aproveitando a época para relembrar entes queridos que já partiram, renovarmos a nossa fé ou nos tornarmos pessoas melhores.

Nunca tinha parado para pensar sobre isso? Achou o tema interessante? Continue a leitura e entenda mais sobre as principais datas católicas, seus significados e dicas para comemorá-las.

  1. A morte sob um viés cultural

A morte é algo que está presente na vida de todos nós. Afinal, é impossível não ser tocado por ela em algum momento, com a perda de familiares, amigos e até com o próprio fim da nossa vida.

Apesar disso, esse é um tema que ainda deixa muitas pessoas desconfortáveis. Principalmente na nossa sociedade atual, em que vivemos voltados ao prazer, ao sucesso e ao consumismo. Somos uma cultura mais hedonista – e justamente por isso falar de “temas desagradáveis” é algo evitado.

Porém, nem sempre essa foi a realidade. Em diversas culturas antigas, a morte era vista como algo a ser celebrado e respeitado. Marcava o fim dos ciclos e a possibilidade de imortalidade da alma.

Com o avanço das sociedades e o surgimento do Cristianismo, a morte também passou a ser vista de forma diferenciada, com rituais litúrgicos para a sua despedida e a Ressurreição da alma, com a possibilidade de alcançarmos os reinos dos Céus.

Para a Igreja Católica, a morte também é um tema importante. Tanto que existem várias datas que ajudam a compreendê-la e celebrá-la. A mais famosa, claro, é o Dia de Finados, que é comemorado no dia 2 de novembro.

Quem crê na fé católica vê essa data como uma possibilidade de recordar com carinho daqueles que amamos e já partiram, mas não como uma maneira de desespero e sofrimento. Afinal, os católicos acreditam que a morte não é o fim da trajetória, já que existe o princípio da Ressurreição.

Além dos católicos, outras religiões também celebram essa data, como uma forma de relembrar e homenagear os que partiram, sempre de acordo com os seus preceitos.

Outras datas que estão, de alguma forma, ligada ao tema são: Quarta-feira de Cinzas, Corpus Christi, Paixão de Cristo e Páscoa. Explicaremos mais sobre cada um deles nos tópicos abaixo.

De qualquer forma, é importante perceber que, ainda que a nossa sociedade tenha mudado e evoluído em muitas questões, a morte continua presente no nosso calendário. Ou seja, as datas comemorativas e muitos dos feriados que aproveitamos para viajar e descansar, têm a sua essência ligada à questões como a fragilidade da vida, a eternidade da alma e o fim dos ciclos.

  1. 6 feriados em BH: datas exclusivas da cidade

A instauração de feriados, no Brasil, é algo que depende dos governos. Por isso, existem feriados nacionais, estaduais ou municipais – sempre considerando as características e a cultura de cada localidade.

De acordo com a Lei nº 9.093/1995, os feriados podem ser classificados em civis ou religiosos. Sendo os civis aqueles: declarados em lei federal, a data magna do Estado fixada em lei estadual e os dias de início e término do ano do centenário da fundação do município, fixados em lei municipal.

Já os religiosos são os dias de guarda, declarados em lei municipal, que estejam em acordo com a tradição local. Sobre eles, a legislação ainda afirma que não podem ser superiores a 4, neste número já inclusa a sexta-feira da Paixão.

Porém, apesar disso, muitas cidades ainda se debatem sobre as questões legislativas e acabam aprovando uma quantidade maior de feriados do que as estipuladas na lei.

É por isso que alguns municípios possuem datas e comemorações diferentes de outros. São 6 os feriados em BH:

  1. Terça-feira de carnaval: neste ano comemorada em 05/03/2019;
  2. Paixão de Cristo (Sexta-Feira Santa): neste ano comemorada em 19/04/2019;
  3. Corpus Christi: neste ano comemorado em 20/06/2019;
  4. Nossa Senhora da Boa Viagem (padroeira de BH): comemorado em 15/08/2019;
  5. Consciência Negra: comemorada em 20/11/2019;
  6. Imaculada Conceição: comemorada em 08/12/2019.

Um dos feriados em BH que causa muita confusão entre as pessoas é o aniversário da cidade, que costuma ser feriado em muitos municípios. Belo Horizonte foi fundada no dia 12 de dezembro, porém a comemoração oficial acontece no dia 8 de dezembro – dia de Imaculada Conceição.

O motivo? A cidade já possui a sua “cota máxima” de feriados municipais.  A data de Imaculada Conceição, há alguns anos, era considerada feriado nacional. Mas, por falta de embasamento legal, a comemoração passou a ser apenas local. Como em BH havia muitos devotos da Santa, resolveu-se manter essa data no calendário oficial da cidade.

Como os dias 8 e 12 de dezembro estão próximos, decidiu-se, então, celebrar Imaculada Conceição e o aniversário de Belo Horizonte no mesmo dia (8 de dezembro). Essa confusão também faz com que muitas pessoas acreditem erroneamente que Imaculada Conceição é a padroeira da capital mineira – mas na verdade é Nossa Senhora da Boa Viagem.

  1. 7 datas católicas e o significado por trás delas

Uma das discussões que mais deixam as pessoas em dúvidas é sobre feriados religiosos. Afinal, como eles são possíveis, uma vez que a nossa Constituição Federal dispõe que somos um país laico?

Sobre isso, os estudiosos lembram que um estado laico não é um estado ateu, afinal nossas leis protegem e resguardam os direitos dos cidadãos expressarem livremente a sua fé, não tendo uma religião oficial. Isso significa que é proibido obrigar por lei os cidadãos a cumprirem determinados preceitos espirituais, porém nada impede que o Poder Legislativo sancione feriados religiosos – ou os retire do calendário oficial se assim desejar.

A maioria dos feriados cristãos foram instituídos porque grande parte dos brasileiros são católicos – e muitas dessas datas fazem sentido dentro das tradições nacionais. Porém, conforme a sociedade foi se alterando, outras datas passaram a integrar o calendário oficial, a exemplo do “Dia do Evangélico”, comemorado nacionalmente todo 30 de novembro.

Assim, caso a sociedade deseje, como nação, modificar os feriados religiosos ou incluir outras datas que sejam importantes para demais religiões, isso deve ser feito por meio do Superior Tribunal Federal ou do Congresso Nacional.

Apesar disso, ainda temos no nosso calendário oficial vários feriados que estão ligados à fé cristã e que são de grande importância para a Igreja Católica. São eles:

  1. Quarta-feira de Cinzas

Em muitas cidades essa data não é feriado, mas ponto facultativo. Para a Igreja Católica, a data marca o início da Quaresma – um período de penitência e de oração mais intensa.

Os antigos judeus acreditavam que sentar-se sobre as cinzas significava um arrependimento dos pecados e a volta para Deus. Além disso, as cinzas bentas são uma forma de lembrarmos que “somos pó e ao pó voltaremos”, ou seja, que todos nós um dia iremos morrer.

Assim, o significado da quarta-feira de cinzas é levar os cristãos ao arrependimento dos pecados, lembrando-nos que não podemos nos apegar a vida terrena, uma vez que nossa morada definitiva é o céu.

  1. Sexta-feira da Paixão

Também conhecida como Sexta-Feira Santa, essa data é feriado em BH e em vários municípios, não entrando no calendário nacional.

Para os católicos, toda a semana que antecede a Páscoa é considerada Santa – e cada dia possui um significado específico. A tarde de sexta-feira marca o drama da morte de Cristo no Calvário.

A Paixão de Cristo mostra aos fiéis o sofrimento de Cristo até a sua crucificação e morte, sendo, portanto, um período de reflexão, de rituais e de penitências, lembrando todo o sofrimento que Jesus teve de passar.

Vale lembrar que, para os católicos, a morte de Jesus tem um significado muito importante, maior do que apenas o falecimento de um inocente. Ela nos prova o amor de Deus, já que ele enviou à Terra seu único filho para morrer em nosso lugar, levando o castigo que merecemos por sermos pecadores.

Se não houvesse a Sexta Santa não haveria salvação. Assim, Jesus precisou morrer na Cruz para que nós ganhássemos a vida eterna e o seu sacrifício precisa sempre ser lembrado.

  1. Páscoa

feriados em BH

Mais do que a data em que as crianças ganham ovos de chocolate, a Páscoa é um dia extremamente importante para os católicos. Afinal, ela marca a ressurreição de Cristo, finalizando a Semana Santa.

O nome “Páscoa” é originário do hebraico, Pessach, e significa passagem. No judaísmo, essa data marca a liberação dos judeus depois de vários anos em cativeiro do povo egípcio, marcando, assim, a passagem da condição de escravos para a liberdade em busca da Terra Prometida.

Já para os cristãos, a Páscoa marca a passagem de pecadores para agraciados com a vida eterna. Assim, podemos compreender a Páscoa como uma esperança dada por Deus aos homens, celebrando a vida e convidando todos os cristãos à ressurreição.

Esse é um período para agradecermos Jesus ao seu sacrifício, repensarmos nossos atos e renovar nossos votos perante Deus para nos tornamos pessoas cada vez melhores e mais dignas.

  1. Corpus Christie

A palavra “Corpus Christie” significa o “Corpo de Cristo”. Essa festa cristã é comemorada 60 dias depois do domingo de Páscoa. Embora não esteja na Bíblia, essa data é uma tradição da Igreja Católica que vem desde o século XIII e seu objetivo é celebrar a instituição da Santa Ceia por Jesus Cristo.

Ela ocorre na quinta-feira porque foi neste dia que Jesus celebrou a última ceia. De acordo com a Igreja Católica, o pão e o vinho são o corpo e o sangue de Jesus. Dessa forma, temos que Jesus está presente fisicamente na ceia. E é por isso que, nesta data, os católicos compartilham o pão e o vinho da eucaristia.

A Santa Ceia foi instituída por Jesus como um memorial da sua morte e o pão e o vinho são os símbolos para lembrarmos de Jesus como nosso salvador.

  1. Dia de todos os Santos

O Dia de todos os Santos é comemorado em 1º de novembro, na véspera de Finados e por isso não é considerado feriado em muitos locais – porém não deixa de ser um período importante para os católicos.

A história nos diz que essa data foi estipulada pela Igreja porque, no dia 31 de outubro, muitos pagãos celebravam o Halloween, quando os espíritos vinham se alimentar das pessoas durante à noite e haviam cultos às bruxas.

Assim, a Igreja resolveu celebrar, em uma solenidade única, todos os Santos que povoam os reinos dos céus – uma multidão de beatificados que intercedem pelos fiéis. Dessa forma, no século IV, surgiu a solenidade do Dia de Todos os Santos – uma festa para celebrar todos os mártires e que acontece no primeiro domingo depois de Pentecostes.

  1. Finados

Finados é comemorado em 2 de novembro é consta na lista dos feriados nacionais e também dos feriados em BH.

Essa é uma data muito importante para a Igreja Católica porque marca a oportunidade de rezarmos pelas almas dos entes queridos que já partiram. No início, esta data era chamada de “Dia dos fiéis defuntos” e há registros da sua celebração desde o século II.

Porém, foi só a partir do século V que a Igreja separou um dia para orar pelos mortos que não eram lembrados e que, portanto, não recebiam orações. No século XI, o Papa Leão IX decidiu criar uma data para que todos os fiéis orassem pelos finados, surgindo então o dia 2 de novembro no calendário cristão da forma como conhecemos hoje.

A data foi estipulada porque acontece logo depois do Dia de Todos os Santos. Assim, no dia 1 de novembro oramos por todos os santos que nem sempre são lembrados ao longo do ano, e no dia 2 oramos pelos que morreram e que não são lembrados.

Orar pelos que se foram é uma prática cristã demonstrando carinho, afeto e amor, além de oferecer acalento para os que partiram, principalmente ajudando a reduzir o tempo daqueles que estão em sofrimento no purgatório.

  1. Natal

Por fim, entre os principais feriados religiosos para os católicos, está o Natal, comemorado no dia 25 de dezembro e que marca o nascimento de Jesus Cristo, o nosso Salvador.

Assim, ao celebrar esta data estamos abrindo as nossas casas para receber o menino Jesus e permitir que ele nasça e viva em nossas vidas. Mais do que trocar presentes, essa é uma data para celebrar o nascimento de Jesus e também para nos fortificarmos na fé, lembrando da história de Jesus na Terra, do seu amor e de todos os seus ensinamentos.

Esse também é um período para nos lembrarmos da coragem de Maria e da lealdade de José que juntos permitiram e receberam o milagre de Deus.

  1. 4 dicas para celebrar essas datas

Como você pode perceber no tópico anterior, existem muitas datas religiosas e feriados em BH e em todo o país que guardam um significado completamente diferente do que estamos acostumados.

Por isso, quem crê nessa religião, precisa aproveitar esses períodos para celebrar seus significados, aproveitando a época para compreender melhor os ensinamentos de Jesus e da própria Igreja Católica.

Veja algumas ideias de celebração para essas datas:

  1. Liturgia da Semana Santa

O católico é convidado, nesse período, a celebrar a Quaresma e também a Semana Santa de acordo com uma liturgia própria, como:

  • Missa dos Santos Óleos, que celebra a benção dos Santos Óleos do batismo, da crisma e da unção dos enfermos e a Missa do Lava-pés, celebrada na noite da quinta-feira santa, que comemora a última ceia de Jesus com os apóstolos e a instituição da sagrada Eucaristia;
  • resguardo e procissões da Sexta-feira Santa que celebram e rememoram a morte de Cristo e prepara os fiéis para receberem os frutos da Redenção;
  • Vigília Pascal que celebra a Ressurreição de Cristo.

Nesse período, muitos católicos realizam penitências, em especial na Sexta-feira santa, como a abstinência de carne vermelha ou o jejum, lembrando o sofrimento de Cristo.

  1. Eucaristia e comemorações de Corpus Christi

Nesta data, é comum que muitos cristãos realizem a Eucaristia, comemorando justamente o significado do Corpus Christi e comungando o pão e o vinho, que são o corpo e o sangue de Jesus.

Uma tradição muito comum do período são os tapetes que cobrem várias ruas das cidades brasileiras. Eles podem ser encarados como a expressão de fé do povo e também na presença real de Jesus na Eucaristia, como uma forma de gratidão profunda e de adoração à Jesus.

Essa também é uma evocação bíblica, pois narra Jesus entrando em Jerusalém, enquanto o povo colocava ramos de oliveira para que Ele passasse por cima.

  1. Missas de Finados

Como você viu, o Dia de Finados é muito importante para os católicos – e uma oportunidade especial para se rezar pela alma daqueles que partiram, inclusive amenizando o sofrimento dos que estão no purgatório.

Por isso, as missas de Finados são tão importantes. Além de rezar pelas almas, essas missas também são oportunidades de agradecermos pela oportunidade que Deus no concedeu de compartilharmos nossas vidas com essas pessoas.

Outro ritual bem comum nesta data é a visita aos cemitérios. Essa é uma maneira de garantir que os defuntos encontrem repouso e consolação.

Assim, todos os rituais católicos dessa data visam, principalmente, pedir à Deus para que o falecido encontre misericórdia e participe da comunhão dos Santos.

Mesmo quem não é católico costuma comemorar essa data, em especial aqueles que possuem entes que já partiram. Por isso, alguns cemitérios realizam eventos especiais, com missas, soltura de balões e outros que ajudam a relembrar com carinho dos que partiram e interceder pelas suas almas, de acordo com a crença pessoal de cada um.

  1. Celebrações de Natal

Por fim, não podemos nos esquecer das celebrações de Natal. Como você viu, essa é uma época de suma importância no calendário cristão e por isso não deve ser marcada apenas pelo consumismo e troca de presentes sem nenhum outro significado.

Esse é o momento de comemorarmos o nascimento de Jesus e de entendermos o que ele significou para cada um de nós. Por isso, muitos católicos montam o Presépio, relembrando essa história e também participam de missas e realizam atos de caridade – reforçando o amor de Cristo e os seus ensinamentos.

Aproveite o período para reunir a sua família e celebrar o amor de Jesus em seu lar.

Mesmo que você não seja católico, existem muitas coisas que podem ser feitas nessas datas para celebrar os ensinamentos de Jesus, como: praticar a caridade, ajudar o próximo, orar pela alma dos que já se foram, agradecer pela oportunidade de ter convivido com essas pessoas e, principalmente, meditar sobre a sua vida e como se tornar uma pessoa melhor.

  1. Conclusão

Como você viu, existem muitos feriados religiosos no nosso país – e, infelizmente, nem sempre nos atentamos ao real significado deles. Independentemente da religião e da fé de cada um, várias dessas datas nos ajudam a lembrarmos de ensinamentos importantes como: amor ao próximo, comunhão, mortalidade da carne, entre outros.

Essas datas nos ajudam a entender que a nossa passagem na Terra é finita – e que esse tempo deve ser usado em benefício do bem e do amor. Ou seja, com ações que nos ajudem a tornarmos pessoas melhores, celebrando os ensinamentos de Jesus.

Muitos desses períodos também são marcados pela lembrança da nossa mortalidade e são épocas importantes para agradecermos por termos tido a oportunidade de passarmos um tempo ao lado de pessoas queridas – rezando pela alma daqueles que já se foram.

Você gostou de saber mais sobre os feriados em BH e o significado das datas religiosas comemoradas também em âmbito nacional? Aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Cemitério Sem Mistério

O Cemitério Sem Mistério faz parte das empresas Parque Renascer e Renascer Funerária e criado para ser um portal informativo referente ao momento de luto.

string(171) ""

LEIA TAMBÉM

MATERIAIS GRATUITOS